quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pontos Turísticos


Pontos Turísticos


Terras Altas

Escócia, conta com uma rede nacional de rotas ciclísticas muito bem organizadas. É um país muito recomendável para viajar em bicicleta, já que os desníveis não são muito exagerados, embora o grande respeito pelo meio ambiente, na construção de estradas, provoca rampas que alcançam algumas vezes desníveis de até um 25% (sinalizados com cartazes negros em forma de duas setas muito juntas). Existem umas 147 rotas ciclísticas com todos os níveis de dificuldade. 


        
Nas terras altas as localidades são pequenas e estão bastante separadas entre si, embora a distancia nunca é tanta como para não poder fazer-la numa jornada dando ao pedal. Trata-se de um lugar perfeito para os que procuram a liberdade, um lugar cheio de historia, lendas e imensas paisagens. Assim, você poderá aproveitar uma das melhores formas que existem para explorar este fantástico país.


Lago Ness



O Lago Ness é um dos lugares mais misteriosos do mundo, não por sua aparência, mas principalmente pelo seu suposto habitante, Nessie (o lendário monstro que deu visibilidade para a cidade).


Castelo Stirling

Localização: Stirlingshire, Escócia
História: O castelo é um dos maiores e historicamente mais importantes da Escócia. Muitos dos reis e rainhas escoceses foram coroados ali, incluindo Mary, Rainha da Escócia, em 1543. A propriedade chegou a ser tomada por pelo menos oito vezes, incluindo vários episódio durante a Guerra da Independência escocesa. A última delas ocorreu em 1746, numa fracassada tentative de tomada do castelo pelo príncipe Charlie.

Princes Square





    Glasgow é uma cidade vibrante e cheia de clubes, bares, restaurantes, museus, teatros, estádios e é bastante famoso nos dias de hoje para fazer compras. Se você está planejando uma viagem para a cidade e estão à procura de um restaurante Há muitos ótimos restaurantes em Glasgow City.O principal deles é o Princes Square.
    
    Princes Square está localizado bem no "coração de Glasgow City Centre" e possui um total de 8 restaurantes diferentes, todos com a sua própria personalidade. A arquitetura surpreendente significa que você pode jantar no restaurante e desfrutar de um clima fresco Mediterrâneo.

Escócia - Aspectos Gerais





      

DADOS PRINCIPAIS:


Área: 78.782 km²
CapitalEdimburgo
População: 5,06 milhões (estimativa 2001)
Densidade demográfica: 64 hab/km2
Nome Oficial:  Escócia (em inglês Scotland)
Nacionalidade: escocês
Governo
Monarquia Constitucional
Divisão administrativadividida em 32 áreas de concelho
Fundação: 13 de fevereiro de 858.
       

GEOGRAFIA:


LocalizaçãoEuropa
Cidades Principais
Glasgow, Edimburgo, Dundee, Angus, Fife, Shetland
Clima: temperado oceânico
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Idioma: inglês e gaélico escocês (oficiais)
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,939 (padrão elevado)


ECONOMIA:



PIB (Produto Interno Bruto): US$ 172 bilhões (2006)
Renda per Capita: US$ 27.555
Principais atividades econômicas: indústria, finanças, turismo e comércio exterior.
Principais produtos exportados: produtos industrializados, bebidas, produtos tecnológicos.
Principais produtos agrícolas produzidos: cereais, trigo, aveia, centeio.

Moeda: libra esterlina

Fontes:

Escócia


Ficha técnica
Capital --> Edimburgo
Cidade mais populosa --> Glasgow
Língua oficial --> Gaélico escocês e inglês
Governo --> Monarquia Constitucional
Monarca do Reino Unido --> Elizabeth II
Primeiro-ministro do Reino Unido --> Gordon Brown
Primeiro-ministro da Escócia --> Alex Salmond
Moeda --> Libra esterlina (GBP)
Website governamental --> http://www.scotland.gov.uk



A História da Escócia
Castelo de Edimburgo - Foto tirada por Hamilton AlvesEste é um dos países mais incríveis que já pude conhecer. Apesar de que sou suspeito para falar, pois eu sou um apaixonado pela Escócia, mas sem dúvidas vale a pena visitar. Um dos pontos mais altos da Escócia é o seu povo. Eles são alegres e atenciosos, são hospitaleiros, gostam de uma boa festa e sabem receber como ninguém, exatamente como a maioria dos brasileiros. Lá, o ditado popular "o amigo de meu amigo é meu amigo também", funciona na íntegra. O senso de ajuda que o povo escocês tem é incrível. Eles são fantásticos.
A história deste país milenar, é contada até hoje como se tudo tivesse acontecido ontem. Eles são muito orgulhosos de serem Escoceses e isto esta estampado no sorriso de cada um deles quando o assunto é Escócia. Até mesmo numa canção entoada nos campos de futebol/Rugbi (O' Flower of Scotland) eles relembram seus heróis e exaltam o fato da Escócia ser uma nação livre novamente.
A Escócia (em gaélico escocês Alba; em scots e em inglês Scotland ) é uma das nações que integram o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e tem como capital Edimburgo, uma das cidades mais incríveis da Escócia, que se configura hoje como um dos maiores centros financeiros da Europa.




Cultura
A Escócia tem uma forte tradição intelectual e literária, que é representada por grandes nomes, tais como: O poeta Robert Burns, Os escritores romancistas Robert Louis Stevenson e Walter Scott (A Dama do Lago e Coleção Waverly), além do filósofo David Hume. Quando o assunto é cultura, a capital Edimburgo sedia um dos festivais culturais mais importantes da Europa. Apresentação do Edinburgh Military TattooDentre as mais diversas atrações musicais, literárias e teatrais, está o Edinburgh Military Tattoo (www.edinburgh-tattoo.co.uk), festival que acontece na esplanada do Castelo de Edimburgo e conta com atrações de vários lugares do mundo.
Mas sem dúvida alguma, o show a parte dado pelos grupos de gaitas de foles é o ponto mais alto do festival. As ruas próximas ao Castelo de Edimburgo ficam lotadas de artistas anônimos, misturados aos turistas dos mais diversos locais. Todo esse movimento é muito importante para aquecer a economia local e reforçar os laços culturais.
O Tartan, tradicional tecido em lã que representa cores e padronagens específicas de cada família ou Clã (clan em inglês), é a base para uma das vestes masculinas mais inusitadas do mundo: O Kilt . Este tradicional traje é bastante utilizado nas Highlands e hoje em dia está espalhado por vários outros países. Ele é, sem dúvidas, uma marca registrada da Escócia. Vale a pena conferir um pouco mais acessando o menu da página principal. Lá você encontrará muito mais informações sobre Clans, Tartans & Kilt.
Nas esquinas dos principais centros na Escócia ainda é possível ouvir uma gaita de foles entoando canções históricas e hits de sucesso. Na Princes Street em Edimburgo, é fácil encontrar um tocador de gaita de foles (bagpiper), devidamente uniformizado e sempre atencioso.
É lógico que o Whisky é parte integrante e importante na cultura escocesa. Também conhecido como "Água da Vida" , esta bebida tradicional e única no mundo, terá sua história contada em página específica, dedicada a arte dos maltes, em menu específico na página principal do site.
A culinária escocesa
O tipo de alimentação sofre modificações até dentro de um mesmo país, como Brasil por exemplo, onde temos culinárias totalmente diferentes nas Regiões Nordeste e Sudeste. Na Escócia não poderia ser diferente. A cozinha escocesa é bem diferenciada e é rica em pratos a base de batatas, embutidos de porco e peixe. Um prato sem o Hadock não pode ser considerado um "fish and tips" original. O Hadock é um dos peixes mais tradicionais da Escócia e pode ser apreciado em diversos restaurantes do país. As principais cidades são muito bem servidas de excelentes restaurantes e cafés. Boas opções não faltam. O Salmão, abundante nos rios do leste escocês, também é bastante apreciado quando levado ao forno inteiro acompanhado de verduras.
Porém, o HAGGIS é o prato mais característico da Escócia. É semelhante a um prato servido no Nordeste do Brasil conhecido como "Buchada de bode". O princípio é quase o mesmo: Pega-se parte do estômago do carneiro e adiciona-se algumas víceras (fígado, coração e sangue cozido) com bastante tempero, após isso, costura-se o couro e bota para cozinhar. É servido, geralmente, com arroz e batatas. Vale a pena conferir. Eu adorei.
A cidade de Dundee é famosa por sua contribuição na culinária escocesa. Ela é responsável por várias guloseimas deliciosas, tais como o Dundee Cake, um saboroso bolo de frutas secas e grãos, coberto cmo amendoas. Além dele, também tem a famosa Geléia Escocesa de laranja, doce de origem bastante folclórica. Quando o assunto é queijo, destacamos o forte Bonnet e o leve Bonchester.
Principais Cidades.
A Escócia é dividida geograficamente em regiões, mas basicamente pode ser entendida, do ponto de vista turístico, por Terras Baixas (Lowlands) e Terras Altas (Highlands). O país é repleto de cenários estonteantes, de trilhas históricas, castelos medievais e montanhas fabulosas. Começaremos a nossa viagem por Edimburgo, sua capital.